download

Category : Uncategorized

download

Igreja Anglicana-Diocese do Recife

Somos profundamente agradecidos a Deus pela liderança que Ele tem levantado nestes últimos tempos na maioria das províncias da Comunhão Anglicana. Estes líderes formam o GAFCON/FCA e as principais províncias do Sul Global. A mesma gratidão se estende a esses mesmos lideres que reconhecem oficialmente a Igreja Anglicana-Diocese do Recife como uma Igreja Legitimamente Anglicana. Durante esta semana os Bispos Presidentes (Primazes e arcebispos) das 38 províncias e os moderadores das igrejas Unidas atenderam a uma convocação do Arcebispo de Cantuária Justin Welby para orar e refletir sobre a situação atual e fraccionada da Comunhão Anglicana no que diz respeito ao ensino tradicional e milenar da igreja sobre o conceito de casamento e sexualidade A maioria da Comunhão é considerada como conservadora neste aspecto e como nós aqui em Recife, defende o casamento entre um homem e uma mulher para toda vida como sendo o plano de Deus. Mas A Igreja está dividida desde que TEC (Igreja Episcopal dos EUA) ordenou um bispo homossexual e agora em 2015, mudou o conceito de casamento em suas liturgias oficiais e no ensino regular da mesma passando a considerar a normalidade das relações homossexuais. Desde então, a crise somente veio se agravando não obstante todas
as tentativas de retorno ao ensino bíblico. TEC nunca respeitou as decisões da Comunhão a este respeito e seguiu sua agenda liberal, revisionista e independente.Na reunião desta semana os primazes de toda comunhão votaram por maioria superior a 2/3 por uma sanção disciplinar contra a TEC banindo-a de todas as instancias decisórias da Comunhão Anglicana por três anos. O Status de observadora foi dado a TEC nesse período. O comunicado oficial dos Primazes foi forte, mas não o suficiente por não ter incluído outras províncias que têm seguido a agenda da TEC, a exemplo da Igreja Anglicana do Canadá, País de Gales, Brasil etc. Mas, de qualquer forma é o inicio de uma pavimentação do caminho que nos levará possivelmente à restauração do ensino bíblico, mas vai requerer muito mais se de fato quisermos restaurar a Comunhão Anglicana como um todo. Finalmente o GAFCON/FCA saiu fortalecido de tudo isso, mais províncias pediram filiação ao movimento que hoje congrega mais em torno de 80% de toda a membresia da Comunhão Anglicana. Como uma Igreja Anglicana a Diocese de Recife se orgulha de ser parte desse Movimento GAFCON e representa-lo no Brasil, movimento que levanta a bandeira do Evangelho bem alto e assim, enxerga que uma luz surgiu lá no fim do túnel e uma aurora sob essa Igreja pode chegar. Mas Ainda há muita terraplanagem a ser feita nesse caminho. Que nessa jornada, nos ajude o Senhor!

Recife (PE), 15 de Janeiro 17 de 2016.
Revmo. Miguel Uchoa Cavalcanti
Bispo Diocesano